(87) 9 8835-0231

NO AR

AUTO DJ

Com PLAYLIST AUTOMÁTICO

Pernambuco

ÊNIO CANTARELLI UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO AO SER HUMANO E A MEDICINA

Publicada em 02/05/20 as 08:29h por Radio Educadora de Belem - 55 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Dr. ENIO LUSTOSA CANTARELLI, médico cardiologista, fundador do UNICORDIS, idealizador, construtor e gestor do PROCAPE, Membro da Academia Pernambucana de Medicina ,natural de Belém de São Francisco, uma história de dedicação ao ” SER HUMANO” e a medicina.

Foi numa viagem ao México que o médico cardiologista Enio Cantarelli começou a sonhar com a construção de um pronto-socorro cardiológico em Pernambuco. Ele visitou, no final da década de 1970, o Instituto de Cardiologia do México. Na época, o Instituto de Cardiologia do Recife, que funcionava no prédio do Hospital Pedro II, estava fechado. A única residência que havia disponível na área era a que funcionava no Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC, mas com instalações inadequadas, tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes. Nesse momento, o médico decidiu lutar pela fundação de um pronto-socorro cardiológico que, de alguma forma, lembrasse aquele que ele havia conhecido.



Foram necessários muitos anos e muitas negociações, mas o sonho saiu do papel e, há sete anos, funciona o Hospital Universitário de Cardiologia – Procape  , um centro de excelência para o tratamento de doenças cardíacas, com instalações modernas ao lado do HUOC, começou a funcionar. O hospital presta uma justa homenagem ao Professor Luiz Tavares da Silva, figura de suma importância para a sedimentação da cirurgia cardíaca moderna em Pernambuco.


O funcionamento como hospital especializado para atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) representou um enorme ganho para a população carente. A qualidade na prestação de serviço e a forma de atendimento em equipes multidisciplinares tornaram-se sua marca.

Outro ponto fundamental a ser destacado é o papel de ensino que o Procape desempenha. O centro é um hospital/escola e, por isso, além de prestar assistência médica à população, forma médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde, além de desenvolver pesquisas em diversos campos da cardiologia, incluindo abordagens modernas como as células-tronco, tratamento cirúrgico da fibrilação atrial e utilização de equipamentos modernos de última geração. Obviamente, ainda há muito por fazer. Aqueles que fazem o Procape estão com o olhar voltado para a satisfação do paciente, que está em 1º lugar. A filosofia dos profissionais é nunca se sentir satisfeito.

Fonte:Procape




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(87)3876-1380

Visitas: 994401
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2020 - Radio Educadora de Belem - CONTATO COMERCIAL-(87) 3876-1105