Em uma mega operação realizada na ultima quarta-feira (10) na região de Irecê, município do Oeste do estado da Bahia, Policiais Civis e Militares deflagraram a operação Caatingueira com o objetivo de coibir o trafico de drogas na microrregião de Irecê. Foram 4 meses de intensa investigação, até chegar ao plantio em plena caatinga na aérea conhecida como Baixa Branca no município de João Dourado.
A ação do setor de inteligência da Policia Civil da Bahia, conseguiu localizar e erradicar uma roça com 2.400 covas, totalizando 48 mil pés de maconha. Segundo cálculos de especialistas, sendo uma roça com esse total de pés colhida e colocada no mercado, chegaria ao montante de 16 toneladas da droga. Levando em consideração preços atuais de mercado, a ação Policial causou prejuízo de R$ 32 milhões de reais ao mundo do crime.
A ação conjunta contou com apoio de Policiais das cidades de Irecê; João Dourado; Morro do Chapéu e Cafarnaum. Ainda foi feito a apreensão de uma motocicleta usada no cultivo do plantio, bem como de um dos possíveis donos da plantação de iniciais V.C.G. Operação comandada pela Policia Civil da Bahia, com apoio da 4ª Coorpin – Delegacia Territorial de Irerê e Delegacia de Toxico e Entorpecentes/5ª DTE/Draco.