(87) 9 8835-0231

NO AR

AMANHECER NO SERTÃO

Com João Jodélio

Bahia

Estudantes Universitários canudenses sofrem com o corte do transporte público que os levavam até a cidade sede da faculdade a mais de 220 km.

Publicada em 19/09/19 as 20:38h por Radio Educadora de Belem - 41 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Os alunos reivindicam a fixação do Transporte Universitário em Canudos, que por sua vez está sendo bancado atualmente através de custos privados dos próprios estudantes, dando um gasto semestral de cerca de R$ 30,000,00, bem como anual de R$ 60,0000,00, fazendo assim com que grande parte acabem trancando seus referentes curtos, ou se mudem para a cidade de Paripiranga-ba, onde se encontra a sede da Universidade. Chegou-se a ter aproximadamente uma média de 100 alunos que viajavam para a faculdade todas as semanas no anos anteriores...Cenário esse que mudou, pois se encontram efetivos apenas aproximadamente 35 estudantes. Estudantes esses que vivem um futuro incerto diante de tais fatos que corroboram para essa drástica redução no número de discentes. A prefeitura arcava com os custos do transporte desde o ano de 2013 (deixando o resto dos gastos por parte dos estudantes - Estadia, bem como despesas despesas semanais e mensais), o que mostra então claramente que há recursos disponíveis para um investimento considerável e viável na área, que além de está garantida por lei, deve ser preservada pelas entidades estatais.
Os universitários tentaram conversar diversas vezes com a secretaria de educação de Canudos, bem com o prefeito, mas infelizmente ambos negaram uma possibilidade de ao menos ajudar os mesmos nas despesas estudantis. Então os próprios recorreram a processo legislativo na Câmara Municipal, mas infelizmente o processo não foi levado a frente pelos representantes políticos da comunidade, não havendo ao menos uma audiência pública entre os estudantes e o gestor municipal, deixando os mesmos revoltados com a situação para com a ação conivente dos vereadores perante a decisão do prefeito, estando assim contra os anseios e reais necessidades da sua própria população.
A situação se agrava cada vez mais, pois no fim do ano irão concluir os seus cursos cerca de dez alunos, o que fará com que a situação financeira dos estudantes fique cada vez pior, aumentando assim as probabilidades de desistência por parte dos demais universitário, o que cessará um considerável período em que os canudenses podiam cursar o Ensino Superior sem sair da sua própria cidade natal, trazendo uma triste e não muito antiga realidade do país ao âmbito municipal.

Por: Estudantes Universitários Canudenses.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(87)3876-1380

Visitas: 912432
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2019 - Radio Educadora de Belem - CONTATO COMERCIAL-(87) 3876-1105